Portal Cidade Itapevi adota uso de interpretador digital de Libras

Portal Cidade Itapevi adota uso de interpretador digital de Libras

Inovação traz ainda mais acessibilidade para jornalismo

A partir de hoje (02) todo conteúdo em texto das matérias e reportagens do Portal Cidade Itapevi poderá ser traduzido para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) com a ajuda do VLibras – uma ferramenta de interpretação digital que traduz automaticamente do português para o idioma gestual.

A ferramenta permite que pessoas surdas que têm mais fluência ou que preferem se comunicar por meio de Libras possam consumir toda informação produzida pela equipe do portal. “É um passo importante para tornar o site mais acessível para pessoas surdas. A ferramenta permite que esse público navegue com mais facilidade no portal”, descreve Sidney Barbosa da Silva.

O CidadeItapevi.com.br também oferece às pessoas com deficiência a opção de contraste de cores e de aumento do tamanho da fonte. “São recursos que contribuem para aumentar a acessibilidade e a inclusão digital desse público”, acrescenta.

As traduções para Libras são feitas pelo Ícaro – um tradutor virtual que gera o idioma de sinais de acordo com a demanda do usuário. Ícaro está disponível em todo o corpo da página por meio do ícone lateral de linguagem gestual.

Figura 1
Figura 2

 

 

 

 

Figura 1 – Ícone do VLibras posicionado na lateral do website. Figura 2 – Posicionando o mouse no ícone.

Depois de posicionado na figura 2 é só clicar que aparecerá várias opções, como velocidade de tradução, e outras. Use e faça testes na ferramenta a vontade.

Sobre o VLibras

O VLibras conta com mais de 17 mil sinais, e foi desenvolvido pela administração pública federal em código aberto – uma modalidade de desenvolvimento de software que abre mão de patentes e licenças e pode ser distribuída, alterada e utilizada sem custos, além de poder ser modificada para e aprimorada por uma comunidade de entusiastas.

O VLibras roda em diversas plataformas e pode ser usado tanto no modo desktop quanto na versão para dispositivos móveis, com versões para Android e iOS. O VLibras também pode ser usado como extensão para navegadores de internet e está disponível para o Google Chrome e para o Mozilla Firefox.

Ainda em versão de testes no Portal.

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *