Carteirinha do Autista passa a ser entregue em Itapevi
A Prefeitura de Itapevi iniciou, na tarde da última quarta-feira (31), a entrega da “Carteirinha do Autista” – Ciptea (Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista). O documento facilita a identificação e a prioridade no atendimento em serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social.
Durante o evento, que aconteceu no hall de entrada da Prefeitura, foram entregues 80 identificações para crianças, jovens e adultos itapevienses diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O documento pode ser solicitado por qualquer pessoa que apresente o diagnóstico. Para solicitar a Carteirinha, o interessado deve acessar o site da Prefeitura e clicar no link https://ciptea.itapevi.sp.gov.br e preencher todos os campos obrigatórios, anexar os documentos solicitados e enviar a solicitação para análise.
Quem já fez o cadastro, deve aguardar um e-mail da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, confirmando a liberação do documento e dando orientações sobre a retirada. As próximas carteirinhas serão entregues no Resolve Fácil (Rua José Michelotti, 347 – Cidade Saúde).
A carteirinha
O documento contém informações de identificação da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), contato de emergência e, caso tenha, informações de seu representante legal/cuidador para trazer mais segurança e autonomia para os beneficiários do serviço.