Itapevi

Itapevi terá vacinação contra gripe no Terminal de Ônibus do Centro

A Prefeitura realiza na próxima segunda-feira (20), terça (21) e quarta (22), entre 16h30 e 20h, a imunização contra a Gripe no Terminal de Ônibus no Centro de Itapevi. A vacinação contra a gripe é direcionada para todas as pessoas com idade acima de 6 meses.

O cidadão deve levar um documento com foto e o CPF (RG ou CNH), o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e a carteira de vacinação.

A imunização contra a influenza é considerada a melhor forma de diminuir as chances de agravamento da doença e o número de óbitos. A meta do Ministério da Saúde é que essa cobertura chegue a 90% da população.

Para ser vacinada, a pessoa também pode comparecer a qualquer unidade de saúde de Itapevi – Básica de Saúde (UBS) ou de Saúde da Família (USF) portando os documentos citados acima.

O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h30. Nas USFs do Jardim Vitápolis e do Parque Suburbano, além da UBS do Jardim Rainha, a vacinação ocorre até as 18h30.

Sobre a influenza

A influenza, popularmente conhecida como gripe, é uma infecção viral aguda de alta transmissão que afeta o sistema respiratório. A doença pode gerar sintomas mais graves e levar a óbito, principalmente em pessoas que apresentam fatores ou condições de risco como lactantes, crianças, gestantes, idosos, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e entre outras condições

O período de desenvolvimento do vírus no corpo humano é de cerca de dois dias. A transmissão ocorre principalmente em ambientes fechados e de pessoa para pessoa, por meio de gotículas respiratórias produzidas por tosse, espirros ou fala de uma pessoa infectada. O vírus pode também ser passado por meio do contato direto ou indireto com secreções respiratórias e ao tocar superfícies contaminadas e, em seguida, os olhos, nariz ou boca.

Os principais sintomas são a febre, que dura em torno de três dias, dores de cabeça, dores musculares, dor de garganta e fadiga. Com a progressão da doença, sintomas respiratórios, como a tosse, se tornam mais evidentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *