Itapevi

Quinta edição do curso Ricardo Boechat de Jornalismo Político tem inscrições abertas

Com participação de parceiros internacionais, a aula inaugural do curso abordará a reforma da ONU.

A quinta edição do Curso e Prêmio Ricardo Boechat de Jornalismo Político, a ser realizada em dois sábados de agosto, 3 e 10, na modalidade online, está com inscrições abertas entre 10 de junho e 29 de julho.

O curso é uma realização da Escola do Parlamento Dr. Osmar de Souza da Câmara Municipal de Itapevi e do Grupo de Pesquisa Jornalismo Humanitário e Media Interventions (HumanizaCom), do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), e conta com o apoio do Instituto Palavra Aberta/Educamídia, da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel), da Associação Paulista das Escolas do Legislativo e Contas (Apel), da Cátedra Unesco-Umesp para o Desenvolvimento Regional e a Foundation for Global Governance and Sustainability (FOGGS), sediada em Bruxelas.

Destinado a estudantes de jornalismo, relações públicas, publicidade e audiovisual e a profissionais recém-formados nessas áreas, o curso tem o objetivo de compartilhar conhecimentos e o entendimento da política na sua totalidade, reconhecendo o seu caráter multifacetado e a sua presença no cotidiano das pessoas e das diversas instituições sociais.

Gratuito e realizado na modalidade online, o curso oferece 100 vagas para estudantes e profissionais das áreas mencionadas, com até cinco anos de formação, além de vagas exclusivas para pessoas em situação de refúgio no Brasil, negros, indígenas, trans e pessoas com deficiência que estudam ou atuam no campo da comunicação.

Nesta edição especial, o curso terá aula inaugural sobre a Reforma da ONU e da Governança Global e contará com a presença de três palestrantes, a coordenadora do curso Ricardo Boechat e líder do grupo de pesquisa HumanizaCom, Cilene Victor, Georgios Kostakos, diretor executivo da FOGGS, e Daryl Swanepoel, diretor da Inclusive Society Institute (ISI).

HumanizaCom, FOGGS e ISI são co-fundadoras da Global South Perspectives Network (Rede Perspectivas da Sul Global), que tem desenvolvido estudos, pesquisas, eventos e publicações voltadas a promover acesso à informação e o engajamento social para a reforma da ONU. Com mediação da professora Carmen Rico, membro da Rede Perspectivas do Sul Global, a aula inaugural contará com tradução simultânea para as palestras em inglês.

“Nesta edição especial de cinco anos do curso e prêmio Ricardo Boechat de Jornalismo Político, que também premiará os cursos de comunicação, não poderíamos perder a oportunidade de poder contribuir com os esforços para ampliar o nível de informação e engajamento de estudantes e profissionais de comunicação com a reforma da ONU e da governança global, como um todo”, explica Cilene Victor.

Para a coordenadora do curso, os desafios impostos pelas ameaças intensas e constantes à paz, à segurança e ao futuro da humanidade, representadas por guerras, conflitos armados, desastres, mudanças climáticas e estabilidade econômica e política, demandam o envolvimento de todos os atores estratégicos. “Estudantes e profissionais da área da comunicação têm papel-chave nesse processo”, completa.

Para o diretor geral da Escola do Parlamento de Itapevi, Roberto Lamari, há quatro edições buscamos contribuir para a formação de comunicadores na área política, fomentar a troca de experiências com profissionais das redações e aproximá-los de especialistas que podem se tornar fontes valiosas no futuro. Uma trajetória que vem provocando importantes debates sociopolíticos sobre o papel da comunicação no fortalecimento da democracia. Neste ano, através de importantes parcerias, daremos mais um passo, pois vamos estimular a nova turma a pensar a reforma da ONU. Pauta que tem um papel crucial para estimular o desenvolvimento humano sustentável, o crescimento dos municípios brasileiros e a luta contra a pobreza, tanto no Brasil quanto globalmente.

Ao longo de suas quatro edições, com início em 2019, o curso, de abrangência nacional, já formou 412 pessoas.

As inscrições podem ser feitas até 29 de julho, pelo site da Câmara Municipal de Itapevi: www.camaraitapevi.sp.gov.br/escola. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: escoladoparlamento@itapevi.sp.leg.br.

Serviço
Gratuito: Curso e Prêmio Ricardo Boechat de Jornalismo Político
Nível: Extensão
Modalidade: EAD – 100% online
Público-alvo: estudantes e profissionais recém-formados das áreas de jornalismo, relações públicas, marketing, publicidade e audiovisual
Aulas: 3 e 10 de agosto de 2024
Vagas: 150
Vagas inclusivas: 20

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *