Estão abertas as inscrições para a programação de agosto da Biblioteca Parque Villa-Lobos

Estão abertas as inscrições para a programação de agosto da Biblioteca Parque Villa-Lobos

Conheça as atividades de agosto da Biblioteca Parque Villa-Lobos realizadas no formato presencial e on-line. São várias opções de cursos e oficinas, como criação de HQs, produção de vídeos para redes sociais, ilustração e escrita, além dos tradicionais clubes de leitura. A programação do mês também comemora duas datas especiais: os 110 anos de Jorge Amado (10 de agosto), com uma aula sobre a trajetória do autor, e o Dia Internacional dos Povos Originários (9 de agosto), com a oficina de ilustração inspirada em narrativas indígenas. Confira a agenda completa aqui.

Oficinas e cursos 
O autor-ilustrador, designer e gestor cultural Mauricio Negro convida os interessados pelas temáticas indígenas e ambiental a participarem da Oficina Ilustrando Narrativas Indígenas, uma experiência de imersão, pesquisa, partilha e elaboração de ilustrações a partir de narrativas originárias. A atividade presencial será no dia 19 de agosto, das 10h às 13h. O evento comemora o Dia Internacional dos Povos Indígenas (9 de agosto). Indicado para pessoas a partir de 16 anos.

Gestor cultural Mauricio Negro. Foto: Arquivo pessoal

Na Oficina Criação de Personagens para HQ, realizada virtualmente no dia 23 de agosto, das 14h às 17h, o ilustrador e roteirista Gustavo Borges ensina aos participantes o passo a passo para a criação de personagens, do conceito ao visual. Já o Curso Crie Vídeos Curtos para Redes Sociais, ministrado no formato presencial pelo comunicólogo e criador de conteúdo digital Diego Ponciano, ensina a produção de vídeos dinâmicos e criativos para Instagram, TikTok e YouTube, no dia 20 de agosto, das 10h às 17h. As duas atividades são indicadas para pessoas a partir de 16 anos.

Manifesto de Vanguarda 
Abordando a temática dos 100 anos da Semana de Arte Moderna de 22, a oficina on-line destaca o fenômeno das vanguardas artísticas do início do século 20 por meio do estudo de manifestos, estilo de texto fundamental para a fundação e afirmação de movimentos literários e artísticos. A proposta é fazer uma reflexão histórica e teórica sobre o gênero, analisar seu sentido na atualidade e possíveis usos do gênero no presente, além de realizar exercícios de escrita de manifestos. A atividade ministrada por Marcelo Moreschi, professor de Literatura Brasileira e de Teoria Literária da Universidade Federal de São Paulo e mestre em Teoria e História Literária pela Unicamp, acontece nos dias 9, 16, 23 e 30 de agosto, das 10h às 13h, e integra o projeto Literatura Brasileira no XXI, em parceria com a Unifesp. A partir de 17 anos.

Aula expositiva Jorge Amado: uma introdução 
Autor brasileiro mais popular no século 20, com alcance internacional sem precedentes em sua época, Jorge Amado continua a ser lido e estudado em todas as partes do mundo. Para marcar o aniversário de 110 anos, a jornalista, editora, curadora e professora Joselia Aguiar repassa a trajetória do escritor, contemplando as dimensões biográfica, literária e política, de modo a produzir uma síntese de seu legado voltada tanto para leitores quanto para pesquisadores dos mais diversos campos. O encontro será no dia 16 de agosto, das 16h às 18h, em formato on-line, ao vivo. A atividade é indicada para pessoas a partir de 18 anos.

Professora Joselia Aguiar. Foto: Silvia Costanti

Programa Segundas Intenções 
A escritora Andréa Del Fuego é a convidada do programa Segundas Intenções da Biblioteca Parque Villa-Lobos, que acontece no dia 20 de agosto, das 11h às 13h. Mestre em Filosofia pela USP, Andréa já escreveu vários livros entre contos, infantis e romances, como A Pediatra e Os Malaquias (vencedor do Prêmio José Saramago), publicado em Israel, Alemanha, Itália, França, Romênia, Suécia, Kuwait, Portugal e Argentina. O evento presencial é mediado pelo jornalista e escritor Manuel da Costa Pinto, com transmissão ao vivo pelo Facebook da biblioteca. Não é necessário fazer inscrição.

Clubes de Leitura 
Os Clubes de Leitura da BVL são espaços abertos para a promoção do debate literário, incentivo à leitura e troca de conhecimento. Em agosto, serão realizados três encontros.

O livro Nove Noites, de Bernardo Carvalho, estará no centro do encontro presencial, realizado no dia 26 de agosto, das 15h às 17h. Na obra ficcional, um homem tenta descobrir o motivo do suicídio de um personagem real — o antropólogo americano Buell Quain —, ocorrido no Brasil, em 1939, durante o Estado Novo.

No dia 25 de agosto, das 15h às 17h, os participantes do clube on-line debatem a obra Desmemória, de Thalita Coelho. Em uma prosa leve e divertida, a autora estreou no romance com essa ficção intrigante, que explora os meandros da memória e do afeto.

Ainda virtualmente, o Clube do Audiolivro traz a obra O Rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda (versão infantojuvenil), de Thomas Malory, no dia 24 de agosto, das 14h30 às 16h. A adaptação mostra a trajetória do Rei Arthur e das pessoas que o rodeavam, como cavaleiros fiéis, um rei digno, mulheres lindíssimas, bruxas e seres mitológicos.

Os primeiros inscritos recebem instruções para realizar o empréstimo gratuito dos e-books e audiolivros.

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *