IBGE oferece curso de estatística em plataforma digital de ensino da ONU

A Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE), vinculada ao IBGE, está oferecendo o curso Princípios Fundamentais das Estatísticas Oficiais na plataforma UN SDG: Learn, portal da Organização das Nações Unidas (ONU), que disponibiliza uma série de iniciativas de aprendizagem relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O curso, que será o primeiro de educação a distância (EAD) disponibilizado pela ENCE na plataforma, está com as inscrições abertas. O prazo de inscrição se encerra no dia 19 de junho.

O IBGE é o primeiro instituto nacional de estatística a oferecer cursos nessa plataforma. O curso será oferecido em português e terá 50 vagas. “O objetivo para os participantes é de que eles sejam capazes de conhecer os princípios fundamentais das estatísticas oficiais e refletir sobre a aplicação desses princípios no dia a dia do trabalho deles”, explica a coordenadora de Treinamento e Aperfeiçoamento do IBGE, Bianca Walsh.

Ela adiciona ainda que o conteúdo programático inclui, além do conhecimento dos princípios fundamentais das estatísticas oficiais, o código das boas práticas estatísticas e o código do servidor público do IBGE. “Isso porque alguns princípios fundamentais conversam com questões de ética, como por exemplo, a confidencialidade das informações. Então é um curso que, apesar de servir para propósitos de letramento estatístico de forma geral, tem uma atualização muito grande para a realidade do instituto de estatística, principalmente do IBGE”.

O curso não tem pré-requisito, tem carga horária de 17 horas e prazo máximo de conclusão de dois meses. Segundo Bianca, qualquer pessoa que tenha interesse pelo tema poderá fazer a inscrição, ressaltando que o público que geralmente procura os cursos da instituição, como o de SIDRA, é formado por pesquisadores, profissionais da mídia e tomadores de decisão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *