Instituto arrecada remédios para doar a quem precisa

Em dois anos de existência, segundo depoimentos, o Instituto Saúde Solidária – ISSO já ajudou mais de três mil e quinhentas pessoas, doando medicamentos e insumos de enfermagem de forma gratuita.

Fundado no dia 14 de junho de 2018, o Instituto Saúde Solidária – ISSO, é uma organização sem fins lucrativos, que nasceu com o objetivo de promover a saúde e o bem estar das pessoas, ajudando quem precisa com a doação gratuita, mediante a apresentação de receituário médico, conforme legislação vigente. O ISSO vem com a proposta de ser uma opção a mais para a população, tendo em vista a falta contínua e restrita de medicamentos nas unidades de saúde.

Desde então, a ideia do projeto é arrecadar medicamentos que as pessoas deixaram de usar. Seja porque houve necessidade de mudança do remédio ou porque o tratamento já foi concluído. Tudo o que é recebido, passa por uma rigorosa triagem farmacêutica e, se liberado, fica à disposição para que outras pessoas que tenham necessidade possam retirá-los gratuitamente. Para retirar, o paciente deve fazer um cadastro prévio e ter a receita médica.

Geralmente quem recebe doação do projeto acaba por também doar. É o caso de José Luiz Romero: “Minha mãe já foi beneficiada com remédios que eu peguei no Instituto. Depois passei a ser um colaborador também fazendo doação. E tenho certeza que o Instituto Saúde Solidária vai ainda ajudar muita gente”.

O Instituto Saúde Solidária – ISSO é um programa idealizado e coordenado por Enio Silva e visa disponibilizar medicamentos à população, para cuidar de doenças e agravos de maior prevalência e impacto social. Trata-se de uma oferta de medicamentos complementar à política de assistência farmacêutica do Sistema Público de Saúde.

“Todo o paciente tem direito a retirar a medicação, independente se sua receita for da rede pública ou particular de saúde; sem distinção de raça, sexo, religião ou preferência política, e a captação de medicamentos é realizada através de doações de consultórios médicos, laboratórios farmacêuticos e doações da própria população”, diz Enio Silva.

“Fui beneficiada com doação de remédio de alto custo pelo Instituto no momento em que mais necessitava. Que o Instituto cresça cada dia mais para ajudar outras pessoas que, assim como eu, pude ser beneficiada com medicamento”, agradece Sandra, que hoje ajuda como voluntária.

O Instituto, além de ajudar quem precisa dos medicamentos e não pode comprar, ou tem dificuldades de consegui-los na rede pública, colabora com o meio ambiente. Os remédios vencidos ou que, por algum motivo não podem ser doados, tem a destinação correta, sem contaminar o solo ou as águas com a química das drogas.

O Instituto completou recentemente dois anos de existência, acreditando que é tempo de comemorar, refletir sobre tudo que foi feito até o momento e caminhar com o olhar firme para enfrentar o futuro.

Como funciona:
Para ter acesso gratuito aos medicamentos, basta que o usuário apresente o CPF, um documento com foto e a receita médica válida, conforme legislação vigente.

Como posso doar?

Medicamentos:
Entre em contato com Enio Silva e sua equipe, através do Facebook e do Instagram.

Em Espécie:
Através da vaquinha virtual, a partir de R$ 10,00 (Dez Reais):

https://doa.la/isso-cuidando-de-voce-com-carinho

Ou qualquer valor através de depósito, no Banco do Brasil S/A: Agência 1521-0, C/C: 23.925-9.

Sua contribuição será utilizada para a locação de um espaço físico, aquisição de materiais de escritório e produtos de higiene, bem como para a manutenção do Instituto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *